13 dezembro, 2019
HR Bahia
  • Home
  • Bahia
  • Violonista caculeense fica em primeiro lugar no 9º Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, realizado no Rio de Janeiro
Bahia Caculé HR BAHIA Músico Notícias

Violonista caculeense fica em primeiro lugar no 9º Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, realizado no Rio de Janeiro

O violonista caculeense Afonso Celso (Júnior), 29 anos, estudante do mestrado profissional e graduado pela Escola de Música da UFBA (Emus), ficou em primeiro lugar no 9º Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter, realizado em outubro no Espaço Guiomar Novaes, anexo da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

A competição, uma das mais importantes do Brasil e que tem revelado novos talentos do instrumento, aconteceu em paralelo à tradicional Mostra de Violão de mesmo nome, que, em sua décima sexta edição, foi realizada pela primeira vez em Salvador, com apresentações no Museu de Arte da Bahia, no último dia 19/10. Mostra e concurso prestam homenagem ao violonista e compositor baiano de grande destaque, Fred Schneiter, falecido em 2001. Nesta edição, também foi homenageado o compositor carioca Ricardo Tacuchian, que completa 80 anos neste mês.

Afonso Celso obteve ainda o prêmio de melhor intérprete da obra de confronto Dona Mab (do Álbum de Família), de Schneiter, música dedicada à mãe do compositor, que foi escolhida para os candidatos executarem na fase final da competição. Para a semifinal, a música “Parafrase IV”, de Ricardo Tacuchian, foi a escolhida. Além destas, os candidatos deviam incluir em suas apresentações obras de livre escolha. No repertório selecionado por ele, fizeram parte “Estudo n. 11 (Villa-Lobos), “Sonata” (Leo Brouwer), “Introduction et Caprice” (Giulio Regondi) e “Sonata Meridional” (Manuel Ponce), entre outras.

Com informações Assessória da Universidade Federal da Bahia (UFBA). / Foto: Reprodução

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Riacho de Santana: Justiça manda soltar ex-candidato a vereador preso por violência doméstica

hrbahia

Nota de esclarecimento da Embasa

hrbahia

Campus da UNEB de Bom Jesus da Lapa terá curso de psicologia em 2020

hrbahia
Carregando....