14 dezembro, 2019
HR Bahia
  • Home
  • Bahia
  • População de Guanambi clama por providências em relação a cidadão que sofre de transtornos mentais; ele está em situação de perigo nas ruas
Bahia Guanambi HR BAHIA Notícias Policia

População de Guanambi clama por providências em relação a cidadão que sofre de transtornos mentais; ele está em situação de perigo nas ruas

Diversos internautas mantiveram contato com a redação do Portal Vilson Nunes, na tarde desta quarta-feira (2), requerendo que o veículo de comunicação intercedesse junto aos órgãos competentes para que sejam tomadas medidas urgentes em favor do cidadão de prenome Natalino, que sofre de transtornos mentais (Distúrbio psíquico) e, nos últimos dias tem andado livremente pelas ruas de Guanambi, assustando e ameaçando pessoas, chegando inclusive a agredir algumas vítimas, colocando em risco à segurança de todos e a sua própria.

Conforme informações obtidas pela nossa reportagem, no último sábado (28), uma criança foi atingida por uma pedra atirada por ele, quando a menina passava de carro no banco traseiro pela Av. Santos Dumont.

Na manhã desta quarta, Natalino foi flagrado na praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão) com um pedaço de madeira (imagem acima) ameaçando danificar veículos e agredir pessoas. Posteriormente, em outro ponto, ele agrediu um idoso catador de papelão, que sofreu fratura na mão (imagem acima).

Segundo pessoas próximas, o comportamento de Natalino sofreu intensa alteração, após a morte recente do policial Moisés, seu curador, a quem ele considerava como pai. “Natalino teve muitas perdas trágicas nos últimos anos. Todas as pessoas que cuidavam dele morreram. A mãe tinha problemas mentais, a avó cuidava dele morreu de infarto, depois o tio morreu eletrocutado na presença dele e agora o policial Moisés. Temos que pedir providências as autoridades e a população que não o maltrate. Ele está transtornado com a morte de Moisés, a quem ele chamava de pai“.

Em mensagem postada na Rede Social, um internauta demonstrou enorme preocupação ao presenciar uma cena que quase terminou em tragédia. “Ele tá muito agressivo. Estão esperando ele matar alguém. Acabei de presenciar uma cena dele no bairro Alvorada. Ele tentou agredir um rapaz com um pedaço de pau. O rapaz estava armado e fez uso da arma pra se defender e por pouco não disparou contra Natalino. Ou estão esperando alguém, para se defender, mate ele. Cadê o poder público que não zela pela segurança da população. Aí vai aparecer um monte de gente para condenar quem se defender. Alguma autoridade tem que tomar uma providência antes que seja tarde demais. Só chamam a polícia… sendo que ele está em sofrimento mental. É lamentável, minhas crianças já estão com medo de sair na rua“, diz o texto.

Em relato à imprensa, a Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Guanambi, comunicou que uma equipe do CREAS já está tentando resolver o caso. “Ele é curatelado por Moisés Matias que faleceu, agora a esposa está tentando resolver a situação, ele precisa fazer o uso correto das medicações e de internação pra estabilizar, o Caps não pode manter ele a força até porque funciona com as portas abertas. Está sendo tentado internação em um local fechado pra ele“, manifestou a servidora.

Procurado, o Secretário Municipal de Saúde de Guanambi – André Moitinho, disse ao PVN, que soube por intermédio do Secretário de Assistência Social, que realmente o CREAS está atuando no caso. “Tem muita gente preocupada com o assunto e estão analisando as soluções“, destacou.

O PVN ainda tentou manter contato com Francisco Donato – Secretário Municipal de Assistência Social de Guanambi para obter mais informações sobre o caso, mas até a publicação desta matéria não obteve êxito.

Um advogado, que não quis se identificar, disse à nossa reportagem, que na ausência de um familiar, cabe ao Ministério Público (MP) como fiscal da Lei, fazer uma representação pública contra o município, com o objetivo da gestão pública tomar todas as providências cabíveis, oferecendo o tratamento adequado que o caso requer.

Foto: Reprodução

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Caetité: 3º ANÍSIO ROCK na Casa Anísio Teixeira sábado 18 de maio

hrbahia

Licença de instalação da Bamin em Caetité é renovada por seis anos

hrbahia

Reforma administrativa: Fim da estabilidade favorece perseguição ideológica de servidores

hrbahia
Carregando....