15 julho, 2020
HR Bahia
  • Home
  • Brasil
  • No Ceará, Bolsonaro inaugura obra do Rio São Francisco
Brasil HR BA HR BAHIA Notícias

No Ceará, Bolsonaro inaugura obra do Rio São Francisco

Presidente acionou comporta que permitiu a chegada das águas do manancial ao estado

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, na manhã desta sexta-feira (26/6), um dos trechos da obra de transposição do Rio São Francisco. Em Penaforte (CE), o chefe do Executivo acionou a comporta que permitiu a chegada das águas do Velho Chico ao território cearense.

O trecho inaugurado pelo mandatário faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com a ação, a água que já abastece o Reservatório Milagres (em Pernambuco) passará pelo Túnel Milagres (na fronteira dos dois estados), começará a encher o Reservatório Jati (no Ceará) e seguirá, por fim, até a Paraíba e Rio Grande do Norte.

“A recomendação desde o início do governo (é) que não deixaríamos nenhuma obra parada. Isso faz parte de um compromisso nosso. A gente fica muito feliz em trazer a água para quem precisa”, comentou Bolsonaro, durante o evento. “Vai ajudar na agricultura e levar água para o cidadão nordestino. É uma novela que está chegando ao fim”, completou o presidente.

Segundo o governo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios diferentes serão beneficiadas.

Além do Eixo Norte, há o Eixo Leste. Quando estiver pronto, o canal levará a água do Velho Chico ao Rio Paraíba para abastecer reservatórios em Pernambuco e na Paraíba.

Por correiobraziliense / (foto: Reprodução/Facebook)

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies até 31 de dezembro

hrbahia

Coelba realizará desligamento temporário de energia em bairros de Caetité

hrbahia

Urandi confirma 97 casos de coronavírus e tem 70 pessoas curadas

hrbahia
Carregando....