11 abril, 2021
HR Bahia
  • Home
  • Bahia
  • Mostra Online de Teatro do Velho Chico – Protagonismo Feminino ganha versão online
Bahia Cultura HR BA HR BAHIA Notícias

Mostra Online de Teatro do Velho Chico – Protagonismo Feminino ganha versão online

A Mostra Online de Teatro do Velho Chico – Protagonismo Feminino – está na sua 2ª edição que acontecerá em dois finais de semana de março de 18 a 20 e de 25 a 27 quinta, sexta e sábado, e no primeiro final de semana de abril de 01 a 03/04 quinta, sexta e sábado. As apresentações serão através da plataforma virtual do Zoom. Serão 11 espetáculos de grupos de teatro da Rede de Teatro do Velho Chico e 04 espetáculos convidados, com um breve bate-papo com o elenco.

O foco dessa mostra online é realizar apresentações de espetáculos dentro do universo de demandas femininas, pois acreditamos que é preciso falar de feminismo no teatro, pois o teatro tem o papel de multiplicar e caminha junto com a arte e educação. Esse projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Pensando no público, A Mostra Online propõe atividades de mediação cultural de forma virtual, uma equipe de seis mulheres desenvolverá ações para sensibilização e fruição do acesso à programação, e assim envolver o público de escolas municipais, estaduais e a população local, além de disponibilizar um link no perfil do integram da Mostra De Teatro do Velho Chico @mostradeteatrovelhochico, com formulário para ser preenchido pelo público espontâneo, para assim receber o ingresso para os espetáculos.

E o resultado da realização dessa Mostra será dar um suporte de empoderamento para as mulheres de teatro que fazem parte da rede e também potencializar o processo criativo, de produção do teatro feminino no interior do Estado da Bahia. Todos os ingressos serão doados através da Mediação Cultural para mulheres e homens de escolas públicas e também de comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e assentamentos rurais.


Essa edição o projeto conta com uma equipe técnica de mulheres de teatro, representantes de diferentes cidades do Oeste e Sudoeste Baiano. Vania Nogueira – Ibotirama, é a proponente e atua como coordenadora geral, com experiência em produção e gestão cultural, Bruna Carvalho – Caetité Produtora Cultural, Tally Gaia – Assessora de Comunicação. E conta com seis mulheres na mediação, sendo que Katy Brito – Caetité, está na Coordenação de Mediação, com o apoio das monitoras Sydná Oliveira – Caculé, Erleide Morais – Macaúbas, Milla Suzart – Serra do Ramalho, Luciana Maria – São Desidério e Ruth Guimarães – Brasília.


A Mostra Online de Teatro do Velho Chico – Protagonismo Feminino – está na sua 2ª edição e põe em foco, os espetáculos femininos dos grupos que compõe a Rede de Teatro do Velho Chico e convidadas.
A Rede de Teatro do Velho Chico existe desde 2015, realizando mostras anuais de teatro com o objetivo de visibilizar as produções teatrais do interior do Estado da Bahia e principalmente ser um momento de troca, compartilhamento e formação de laços entre os aproximadamente 15 grupos que a compõe.


A Mostra Online surge no ano de 2020, pois o anseio de estar próximo em Rede, não podia nos ser cerceado, mesmo no contexto da pandemia. Reinventando-se e diante das diversas já preexistentes experiências que vinham acontecendo pelo país, surge Bruna Carvalho, encabeçando uma mostra online mas, com um diferencial, a atriz da Cia ContraCapa foi além ao propor uma mostra protagonizada pelas mulheres da Rede, onde estivesse em pleno destaque suas produções.


Para isso arrebanhou a mulherada da Rede, propondo diversos encontros de fortalecimento feminino e sistematização da estrutura da Mostra, que chega agora a sua 2ª edição, encontrando mulheres mais engajadas, coletivamente fortalecidas e dispostas a assumirem seu direito de fala.


Um dos principais ganhos da primeira edição da mostra online foi a formação do “Coletivo de Mulheres da Rede” e a 2ª edição visa ser um espaço de solidificação desse coletivo que por conseguinte, gera debate, fortalecimento, formação e empoderamento da cadeia produtiva da arte e do público.


Instagram: @mostradeteatrovelhochico
Link do Formulário: https://forms.gle/8HpEw7FCDyUkiASW9

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

COVID-19 E CÂNCER COMO FATOR DE RISCO: ESTUDO REFORÇA A DEFESA PELA INCLUSÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS NOS GRUPOS PRIORITÁRIOS DO PROGRAMA DE VACINAÇÃO BRASILEIRO

hrbahia

Jovem com mandado de prisão em aberto é preso em Livramento

hrbahia

Bombeiros controlaram incêndio em fusca no bairro São Francisco, em Guanambi

hrbahia
Carregando....