6 maio, 2021
HR Bahia
  • Home
  • Bahia
  • Incentivo à cultura do maracujá em Iuiu em pauta em secretarias estaduais
Bahia HR BA HR BAHIA Iuiu Notícias Política

Incentivo à cultura do maracujá em Iuiu em pauta em secretarias estaduais

Para tratar dos avanços na agricultura familiar do município de Iuiu e os desafios para o futuro no setor, a deputada Ivana Bastos e o prefeito de Reinalldo Góes reuniram com o secretário de Agricultura, Lucas Costa, e, posteriormente, com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, nesta segunda-feira (19). “O município de Iuiu tem sido referência na valorização do pequeno produtor rural, a exemplo da cultura do pepino. E o nosso objetivo agora é fortalecer ainda mais as ações para ampliar a produção do maracujá na região, movimentando a economia e garantindo a geração de emprego e renda”, pontuou a deputada.

Agricultura

Na Secretaria de Agricultura, a parlamentar e o gestor destacaram o sucesso da cultura do pepino, que foi a primeira cultura a receber o apoio da prefeitura, a qual a produção passou de 14 hectares em 2017/2018 para 52 hectares em 2019/2020. O município também apoia a cultura da pimenta e agora tem dado ênfase à produção do maracujá, que logo foi abraçado pelos agricultores familiares, passando de 8 produtores na primeira safra em 2017/2018 para 92 produtores na última safra 2019/2020.

Na ocasião, foi solicitado ao secretário Lucas Costa o apoio da pasta para alavancar a produção com a liberação de kits irrigação e mais investimentos. Entusiasmado com o trabalho da gestão municipal junto aos agricultores, o secretário informou que fará o necessário para expandir a cultura do maracujá, inclusive com parcerias empresariais para a compra e comercialização do produto.

SDR

Com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, foi reiterado a importância de apoiar a produção do maracujá para o desenvolvimento da região. O secretário também ficou impressionado com o potencial e o trabalho articulado no município, garantindo que será parceiro de Iuiu para implantar programas e estruturas capazes de ampliar a produção e assegurar mais qualidade e melhores condições para os pequenos produtores. Também foi elencada na reunião, ações para o fomento da produção e comercialização do leite.

“Plantar é uma das maiores vocações do povo iuiuense. E a prefeitura tem atuado com uma postura séria, colocando técnicos, agrônomos, veterinários em campo para, através de um trabalho articulado garantir uma produção cada vez maior e de qualidade. Vale ressaltar o apoio constante da deputada no fortalecimento das ações”, frisou o prefeito.

Ivana Bastos avaliou as reuniões como positivas. “Saímos das audiências com a certeza de que Iuiu receberá importantes investimentos para o fomento das atividades do campo. Com o comprometimento do prefeito e da sua equipe, aliado ao apoio dos órgãos, logo, logo teremos boas novas para o município”, considerou a parlamentar.

Por Camila Queiroz / Foto: Ascom

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Associação Quilombola de Olho D’água do Meio, município de Livramento de Nossa Senhora, assina convênio Edital 11.

hrbahia

Governador anuncia medidas que beneficiam quase 60 mil empresas varejistas e 25 mil microempreendedores

hrbahia

Após contrair Covid-19, Presidente da Câmara de Caculé é transferido para UTI do HCC em Vitória da Conquista

hrbahia
Carregando....