17 fevereiro, 2020
HR Bahia
  • Home
  • Caetité
  • Ibama renova licença de operação de minas e concentração de urânio da INB em Caetité
Caetité HR BAHIA INB Notícias

Ibama renova licença de operação de minas e concentração de urânio da INB em Caetité

 

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) tornou público que recebeu da do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a prorrogação da Licença de Operação até 13 de janeiro de 2026, para a Mina Cachoeira (Anomalia 13) e lavra a céu aberto da Mina do Engenho (Anomalia 09), ambas no município de Caetité.

A licença permite ainda o beneficiamento do minério de urânio até a obtenção de diuranato de amônio [(NH4)2U2O7], conhecido como DUA ou yellow cake, produto ainda não enriquecido no isótopo 235U, na Unidade de Concentrado de Urânio, também localizada em Caetité.

O aviso de renovação de concessão foi publicado na edição desta terça-feira (21), do Diário Oficial da União.

Em dezembro de 2018, a Unidade de Concentrado de Urânio de Caetité realizou a última etapa de testes funcionais para operação assistida das áreas de Britagem e de Montagem de Pilhas.

Em abril deste ano, a CNEN renovou a licença. Por meio de nota, a Cnen informou que, para que a unidade possa entrar em operação, está passando por uma fase de testes, para verificar “o atendimento a requisitos de segurança das estruturas, sistemas e componentes, cuja falha ou mau funcionamento possa resultar em exposições indevidas à radiação para o pessoal da instalação ou membros da população em geral”.

Por Tiago Marques / Agência Sertão / Foto: Reprodução Acervo / INB 

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Caetité realizou reunião intermediária de acompanhamento do Selo Unicef

hrbahia

Novo edital do Partiu Estágio vai selecionar 2,8 mil universitários

hrbahia

Hepatites B e C podem ser transmitidas em salões de beleza

hrbahia
Carregando....