9 abril, 2021
HR Bahia
  • Home
  • Caetité
  • Caetité: Unacon começa a receber pacientes com covid-19
Caetité HR BA HR BAHIA Notícias UNACON

Caetité: Unacon começa a receber pacientes com covid-19

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), implantada no Hospital Municipal de Caetité, começou a receber pacientes diagnosticados com a covid-19 para tratamento nos leitos laboratoriais do equipamento.

Pacientes da região de Caetité já estão sendo encaminhados para serem tratados no hospital da cidade, visto que o sistema de saúde da região encontra-se em escassez de vagas dedicadas ao tratamento de pessoas diagnosticadas com a covid-19.

Nesta quinta-feira (11) o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, acompanhou a instalação do tanque de oxigênio, com capacidade de 5 mil m³, e vistoriou as obras para a construção do necrotério. Os dois itens são fundamentais para a reabertura da Unacon.

Conforme informações, os 10 leitos de UTI começarão a funcionar no período descriminado entre domingo (14) à segunda-feira (15). Os pacientes que chegarem a unidade hospitalar a partir da noite de hoje, farão uso de 20 leitos clínicos e 10 leitos de UTI para pacientes Covid. Em entrevista ao site Radar 030, o diretor da Fundação Gonçalves Sampaio (FGS), Kael Santos, disse que a UNACON tem capacidade de expandir em mais 50 leitos a capacidade de atendimento. Atualmente, até 60 pacientes podem obter suporte no equipamento hospitalar.

Autoridades como o Prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar (PDT), o Vice-Prefeito Walmique Trindade (SDD), a Deputada Estadual Ivana Bastos (PSD), além da Secretária Municipal de Saúde, Verônica Batista, entre outros, participaram de ato simbólico na unidade hospitalar.

Custos operacionais
Em orçamento apresentado pela Fundação Gonçalves Sampaio (FGS) ao município de Caetité e ao Estado da Bahia, estima que o custo mensal do serviço prestado pela Fundação está orçado em aproximadamente R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais), sendo que este valor será em sua imensa maioria custeado pelo Estado da Bahia (cerca de 87%).

O Município de Caetité pode chegar a investir R$600.000,00 mensais na ajuda de custo da UNACON. Trata-se de um teto de gasto, o que não significa que este valor será repassado mensalmente, podendo ser muito menos do que o estipulado. O executivo municipal enviou ao Poder Legislativo, projeto de lei que autoriza a abertura do Crédito Especial destinado ao hospital. O projeto foi aprovado pelos vereadores.

Fonte: br122 / Foto: HR BAHIA

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Colisão entre automóvel e caminhão deixou um ferido em Guanambi

hrbahia

Caminhão bateu em poste e pegou fogo na zona rural de Guanambi

hrbahia

Homem é preso com armas e drogas em Guanambi

hrbahia
Carregando....