8 dezembro, 2019
HR Bahia
  • Home
  • Bahia
  • Caetité realizou 5ª Conferência Municipal de Saúde com ampla participação popular
Bahia Caetité Notícias Saúde

Caetité realizou 5ª Conferência Municipal de Saúde com ampla participação popular

Mais de 300 pessoas se reuniram para discutir a construção de políticas públicas para melhorar a saúde no município.

A Prefeitura de Caetité, através da secretaria de Saúde, realizou com ampla participação popular a 5ª Conferência Municipal de Saúde, que discutiu o tema: Democracia e Saúde – Direito, Consolidação e Financiamento do SUS. Mais de 300 pessoas se reuniram na manhã da última sexta-feira (26/04) no auditório do CETEP, para discutir a construção de políticas públicas para o aprimoramento da saúde no município.

Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes de Abreu Marques, falou sobre os desafios da saúde pública no país. “Caetité vem sempre procurando atender de maneira qualificada a população, apesar de toda a dificuldade que o SUS vem atravessando no país. Agradeço aos parceiros, sindicatos, conselhos, usuários, prestadores de serviços, trabalhadores de saúde, sociedade civil e demais autoridades que vieram participar deste evento nas discussões para melhorar o SUS com esse tema que veio da 16ª Conferência Nacional de Saúde e tem em seu pilar a inclusão social da gestão de Saúde nos municípios e a participação de todos para fazermos uma saúde melhor. Cada um tem as suas funções, os seus limites de atuação, mas o ideal para o funcionamento do sistema de saúde nas cidades é a gestão conjunta de todos esses atores. E nós estamos aqui para realizar esse trabalho juntos”, destacou a secretária.

A atividade reuniu profissionais da saúde, representantes do governo municipal e dos usuários do Sistema Único de Saúde que juntos apontaram sugestões e propostas para fortalecer o Sistema Único de Saúde no Município, no Estado e no País.

As propostas aprovadas contemplaram três eixos centrais do SUS: Saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Ao final do evento, Cynthia Lopes fez uma avaliação bastante positiva do evento. “Nós alcançamos o nosso objetivo. A 5ª Conferência de Saúde de Caetité foi um sucesso. Nós convocamos a sociedade, os movimentos organizados e a população se fez presente, participando de forma efetiva, com a elaboração de propostas muito maduras e consistentes. Tenho certeza que muito do que foi feito aqui no relatório final será contemplado no relatório estadual e de lá para a conferência nacional. Foram elaboradas proposições consistentes que irão consolidar o nosso planejamento para os próximos anos na saúde de Caetité”, finalizou a Secretária.

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Rio do Antônio: recebe nova viatura para a sede do município

hrbahia

VÍDEO: Idoso apresenta sinais vitais durante o próprio velório

hrbahia

Jovem de 24 anos é encontrada morta dentro de casa na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

hrbahia
Carregando....