27 fevereiro, 2021
HR Bahia
  • Home
  • Brasil
  • Bolsonaro determina articulação extra no combate à covid-19
Brasil COVID-19 HR BA HR BAHIA Notícias

Bolsonaro determina articulação extra no combate à covid-19

Ministro Braga Netto comandará as ações de apoio a estados e ao DF

O presidente Jair Bolsonaro determinou ao ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, que articule ações extras em apoio aos estados para combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19). O despacho foi publicado hoje (8) no Diário Oficial da União.

Braga Netto coordena o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, grupo interministerial instalado em março do ano passado pelo governo federal. O comitê é formado por todos os ministros, além dos presidentes da Caixa, do Banco do Brasil, de Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Central e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No despacho, Bolsonaro determina que o coordenador do comitê, “sem interrupção das ações em curso e do apoio já prestado pelo Ministério da Saúde, articule as ações complementares de toda a administração pública federal em auxílio aos estados e ao Distrito Federal que o solicitarem para enfrentamento da pandemia de covid-19 em decorrência da insuficiência ou do exaurimento de suas capacidades”.

Um exemplo é o estado do Amazonas, que, pela segunda vez durante a pandemia, enfrenta um colapso no sistema de saúde com falta de leitos e insumos para tratar os doentes. 

No Brasil, as mortes por covid-19 chegaram a 231.534 desde o início da pandemia, além de 9,5 milhões de infectados pelo coronavírus.

Em nota divulgada no fim desta tarde a Casa Civil da Presidência da República  disse que “O texto reforça a capacidade de apoio técnico do Governo Federal a estados que solicitarem a ajuda federal via Comitê de Crise, quando exaurida a capacidade de atendimento desses entes da Federação. Esse apoio se dará mediante atendimento customizado às demandas de determinado estado ou do Distrito Federal.” A nota exemplificou algumas medidas que poderão ser solicitadas como a disponibilização de profissionais especializados, o fornecimento de insumos e materiais, e o apoio logístico.  

  • Matéria alterada às 19h33 para inclusão de nota da Casa Civil da Presidência da República.

Edição: Fernando Fraga
Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Foto: HR Bahia

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Brumado atinge pior marca de pacientes hospitalizados desde o início da pandemia de coronavírus

hrbahia

Vacinação contra covid-19 começa na quarta-feira, anuncia Pazuello

hrbahia

Casal morre e familiares ficam feridos após colisão entre carro e carreta na BA-262

hrbahia
Carregando....