1 dezembro, 2020
HR Bahia
  • Home
  • Bahia
  • Aos 77 anos, Nilo Coelho será o segundo prefeito mais idoso da Bahia
Bahia Guanambi HR BA HR BAHIA Notícias Política

Aos 77 anos, Nilo Coelho será o segundo prefeito mais idoso da Bahia

 

Entre os 417 municípios baianos, Guanambi terá o segundo prefeito mais idoso da Bahia. Aos 77 anos, Nilo Coelho (DEM) derrotou o atual prefeito Jairo Magalhães e vai comandar a prefeitura pela quarta vez.

Quando foi prefeito pela primeira vez, em 1983, Nilo Coelho tinha 40 anos. Nos últimos 37 anos, ele foi eleito vice-governador e chegou a assumir como titular por quase dois anos. Depois disso foi deputado federal e novamente prefeito de Guanambi por dois mandatos, (2005-2010).

Em 2010 ele deixou a prefeitura para concorrer novamente ao cargo de vice-governador da Bahia, não conseguindo se eleger. Nos últimos 10 anos, Nilo não assumiu nenhum cargo público.

Caso precise se ausentar do comando da prefeitura, o prefeito terá como substituto um vice-prefeito bem mais jovem. Nal Azevedo tem 40 anos e tinha apenas três quando Nilo foi prefeito pela primeira vez.

Em 2016, após ser derrotado por Jairo Magalhães por uma diferença pequena de votos, o ex-governador chegou a anunciar que iria se aposentar da política. No entanto, passado o luto da derrota, voltou atrás e decidiu se candidatar novamente, vencendo o mesmo adversário por uma margem bem maior em 2020.

Prefeito mais idoso do Brasil

Entre todos os municípios brasileiros, o empresário José Braz será o prefeito mais idoso. Ele governará a cidade de Muriaé, na Zona da Mata, pela terceira vez. Ao derrotar o adversário Greco por 42,80% (23.793 votos) a 41,11%.

Eleito aos 21 anos

Por outro lado, em Tucano, no Nordeste Baiano, Ricardo Maia Filho (PSD) foi eleito prefeito aos 21 anos ao conquistar 49,27% dos votos, um total de 14.166 votos. Ele derrotou os candidatos José Rubens de Santana Arruda (DEM) que ficou em segundo, com 37,20%, João Marcos Araujo Cavalcante (Solidariedade), 5,34%, Flaubert de Miranda Marques (PSL), 4,66%, e Igor Moreira Nunes (PT), 3,53%.

O prefeito mais jovem da Bahia é filho de Ricardo Maia (PSD), prefeito do município de Ribeira do Pombal, distante 35 km de Tucano.

Por agenciasertao / Foto: Reprodução / Divulgação
Santinho da campanha de Nilo Coelho em 1982 – Reprodução / O Popular

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Jovem caetiteense morre após bater motocicleta em traseira de carreta

hrbahia

Governo diz que platô definitivo da Covid-19 na Bahia só deve ocorrer em junho

hrbahia

Traficante brumadense é preso com mais de uma tonelada de drogas em Goiás

hrbahia
Carregando....