17 janeiro, 2020
HR Bahia
  • Home
  • Bahia
  • Alunos da Uesb desenvolvem aplicativo para transporte intermunicipal
Bahia Educação HR BAHIA Notícias UESB

Alunos da Uesb desenvolvem aplicativo para transporte intermunicipal

 

Polo de educação da região, a Uesb atrai estudantes de diversas cidades do Sudoeste Baiano e, com a chegada do recesso, é hora dessa comunidade acadêmica colocar o pé na estrada. Essa é a realidade dos estudantes de Ciência da Computação da Uesb, Cássio Meira, Dionleno Oliveira e Pedro Cordeiro, e também de Liliane Santos, aluna de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Juntos, eles desenvolveram o aplicativo Navan, voltado para integrar passageiros e serviços de transporte intermunicipal.

“Constantemente, visitamos nossas famílias que moram em outras cidades”, contou Cássio. “A ideia do Navan surgiu quando percebemos a dificuldade das pequenas empresas de transportes intermunicipais em gerenciar suas atividades sem um sistema informatizado”, completou.

De acordo com o estudante, a principal dificuldade dos usuários estava em agendar passagens e encontrar as opções de transporte que fazem as linhas de Vitória da Conquista a outras cidades. Para construir uma ferramenta que viabilizasse soluções, os estudantes contaram com a experiência adquirida na Universidade.

“O curso nos preparou desde a parte de empreendedorismo até a parte de desenvolvimento de um sistema desse porte, no qual aplicamos princípios da Engenharia de Softwares e padrões de projeto da disciplina de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, até mesmo na parte mais técnica da programação, seguindo os conceitos da Orientação a Objeto da linguagem Java e banco de dados”, explicou.

Como funciona o Navan – O aplicativo Navan está disponível para download gratuito, na plataforma Android, na Play Store. Ele possibilita a consulta de preços e das empresas que atuam nas cidades, e o pagamento das passagens via cartão de crédito. Pela ferramenta, o usuário pode, ainda, acompanhar em tempo real a localização dos veículos dentro da cidade e agendar passagens. Na outra ponta do serviço, o aplicativo Navan Motorista permite à empresa o gerenciamento das atividades e a divulgação do negócio.

O projeto foi orientado pelo professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), Marlos André de Oliveira, no Grupo de Pesquisa Otimização, Programação e Simulação de Sistemas. “Como cientista da computação, a experiência permite aplicar uma ampla parte de conhecimento teórico na prática e se aperfeiçoar na tecnologia. Como cidadão, a satisfação é saber que alunos de graduação têm a capacidade de desenvolver projetos que ajudem a sociedade como um todo, facilitando a vida das pessoas nessa era digital”, concluiu Cássio.

 

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Ônibus de Caculé envolve em acidente com automóvel na Fernão Dias, duas pessoas morreram carbonizadas

hrbahia

Acontecerá em Caetité a Mini Cruzada Evangelística no dia (20) de outubro.

hrbahia

Boletim Uesb / Curso de Direito recebe Selo OAB Recomenda

hrbahia
Carregando....