23.5 C
Caetité
19 julho, 2018
HR Bahia
  • Home
  • Bahia
  • Ronda Maria da Penha começa a funcionar em Guanambi
Bahia Brasil Guanambi Notícias Policia

Ronda Maria da Penha começa a funcionar em Guanambi

A iniciativa visa proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e possui medidas protetivas de urgência deferidas

O município de Guanambi foi beneficiado com uma sala de atendimento e um núcleo de apoio às mulheres vítimas de de violência, a Operação de Ronda Maria da Penha Presente (OPRMP). A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (06). O projeto é uma parceria da prefeitura de Guanambi e o 17º Batalhão de Policia Militar.

A sala de atendimento está localizada na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Avenida Joaquim Chaves, 404 B, no bairro Santo Antônio. Inicialmente, o horário de funcionamento será das 8 às 18 horas de segunda-feira á sexta-feira. A tenente PM Jacimara Ornelas será a coordenadora da operação.

A Ronda Maria da Penha foi criada pelo Governo do Estado, em oito de março de 2015. No ano seguinte, passou a ser interiorizada. A iniciativa visa proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e possui medidas protetivas de urgência deferidas. Atualmente, Operação de Ronda Maria da Penha está presente em mais de dez cidades baianas.

A secretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado da Bahia, Uiara Lopes, explica que no município existe uma necessidade de prevenção contra a violência feminina. “O ideal é que os municípios construam um Departamento de Políticas para as Mulheres (DPM). Assim, será criando uma projeto especifico para suas necessidades. A Ronda Maria da Penha não é uma medida preventiva e sim de acompanhamento para as vitimas. No entanto, é fundamental para um começo”, diz a secretária do estado.

O secretario de assistência social de Guanambi, Francisco Donato, esclarece que existem ações voltadas para mulheres. “Realizamos diversas ações voltadas para as mulheres. As que já foram vitimas são acompanhadas por nossa equipe. No entanto, já anotei a dica da Uani e vamos buscar avanços para nossa comunidade”, afirma Donato. Na ocasião, o prefeito Jairo Magalhães firmou o compromisso de construir um Departamento de Políticas para as Mulheres Guanambiense .

O núcleo de apoio as mulheres ganhou um viatura para realizar as atividades. A tenente PM Jacimara mostrou-se animada em coordenar a equipe” É uma responsabilidade muito grande comandar a Ronda Maria da Penha. Mas estou muito feliz em saber que iria ajudar várias mulheres da minha terra natal”, conta a coordenadora.

Por Joana Martins / agenciasertao / Foto: Joana Martins

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

2 de julho ou Micareta do cavalo?

hrbahia

Estacionamento rotativo zona azul começa quinta-feira (19) em Caetité

hrbahia

Casos de H1N1 sobe para 100 na Bahia: Lauro de Freitas e Camaçari estão entre os municípios

hrbahia
Carregando....