0 C
Caetité, Bahia
15 outubro, 2018
HR Bahia
  • Home
  • Caetité
  • Prefeitura e AMPC realizam oficina sobre técnicas de conservação e restauro
Caetité Cultura HR BAHIA Notícias

Prefeitura e AMPC realizam oficina sobre técnicas de conservação e restauro

Iniciou nessa segunda-feira (17/09), a 2ª Etapa de Oficinas Teóricas e Práticas com Técnicas de Conservação e Restauro em Bens Edificados e Integrados. A formação é uma iniciativa da Associação da Memória e Patrimônio Cultural de Caetité (AMPC), com o patrocínio da Prefeitura de Caetité, Bahia Mineração, Iberdrola e Eólicas Caetité. E por meio de parcerias com outras entidades culturais, acadêmicas, governamentais e religiosas.

A etapa que está sendo realizada na sede do Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), no bairro da Chácara, reúne estudantes, artistas e demais interessados da comunidade caetiteense e acadêmica. O objetivo da oficina é fornecer capacitação em técnica básica de restauro e conservação dos bens móveis e imóveis, na perspectiva da educação patrimonial.

Segundo o facilitador da oficina e integrante da AMPC, Edimilson de Brito Gomes, essas oficinas acontecem no sentido de capacitar pessoas que sejam agentes culturais. “Nosso objetivo principal é formar multiplicadores. Pessoas que vão adquirir conhecimento técnico e noções básicas sobre política patrimonial e poderão agir no sentido de salvaguardar esse patrimônio”, explicou Edimilson.

Na oportunidade, o MASB recebeu na manhã dessa terça-feira (18/09) a equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que esteve visitando a sede do museu com o objetivo de averiguar as condições técnicas do local para receber acervo arqueológico de achados da região de Caetité, Guanambi e Igaporã.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Drª Jaquele Fraga, acompanhou a visita do IPHAN e assegurou o empenho da pasta e da Prefeitura de Caetité em apoiar as ações do MASB. “O nosso objetivo é que o MASB tenha as condições de receber o acervo arqueológico que de fato pertence a nossa cidade. O nosso trabalho, portanto, será para que isso seja efetivado e Caetité seja referência na preservação da memória histórica”, afirmou a vice-prefeita.

A 2ª Etapa da Oficina de Conservação e Restauro em Bens Edificados e Integrados vai até a próxima sexta-feira (21/09).

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Caetité: Confira a programação completa do 2º Fórum Municipal de Cultura que começa amanhã

hrbahia

Segundo Regional de Futsal Masculino agita final de semana em Igaporã

hrbahia

LUA DE SANGUE: O ECLIPSE MAIS LONGO DO SÉCULO OCORRE NESTA SEXTA-FEIRA

hrbahia
Carregando....