0 C
Caetité, Bahia
21 setembro, 2018
HR Bahia
  • Home
  • Caetité
  • Prefeitura de Caetité promoveu 2º Seminário da Agricultura Familiar sobre o Garantia Safra
Caetité Notícias

Prefeitura de Caetité promoveu 2º Seminário da Agricultura Familiar sobre o Garantia Safra

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Sala do Empreendedor, realizou na manhã da última sexta-feira (10/08), o 2º Seminário da Agricultura Familiar com o tema “Garantia Safra e Políticas Públicas”, com o objetivo de informar os agricultores e agricultoras do município sobre o programa.

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram presentes no evento realizado no auditório da Rádio Educadora e acompanharam as palestras sobre a temática do encontro. Inicialmente, o Gerente da Agência do INSS em Caetité, Mário Rebouças, explicou sobre os benefícios, direitos e garantias assegurados ao trabalhador rural pela Previdência Social. Em seguida, o técnico da BahiaTer, Fábio Silveira, explicou e esclareceu todas as dúvidas sobre o Garantia Safra.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosival de Almeida, o evento teve o objetivo de orientar os produtores rurais. “Houve algumas mudanças no Garantia Safra e isso gera dúvidas, então fizemos a parceria com o Sebrae e a BahiaTer, para que fossem tiradas essas dúvidas. A partir de agora começamos as inscrições, e lembramos que o prefeito já assinou o termo de adesão junto ao Governo da Bahia e Caetité terá uma cota de 3 mil cadastrados no programa”, ressaltou o secretário.

Segundo o Gerente de Desenvolvimento Agropecuário, Ivanilto Santana, o Garantia Safra traz segurança e sustentabilidade ao agricultor caso perca 50% ou mais da lavoura. “Com a realização desse seminário damos o ponta pé inicial para o cadastramento que será na sede da BahiaTer, na antiga EBDA, localizada na Praça da Feira Velha. Portanto, convocamos todos os agricultores que se encaixam no perfil para fazer o cadastro”, explicou Ivanilto.

O que é o Garantia-Safra?

O Garantia-Safra é uma política que disponibiliza renda mínima para agricultores(as) familiares, que vivem na área da SUDENE, principalmente do Semiárido Brasileiro, em caso de perda de pelo menos 50% da produção, por motivo de seca ou o excesso de chuva. Os recursos arrecadados do Governo Federal (40%), Governo Estadual (12%), Municípios (6%) e dos Agricultores (2%) compõem o Fundo Garantia-Safra que, após comprovação de perdas, paga o valor de R$ 850,00, em 05 parcelas para cada família que fez a adesão.

Quem pode participar?

Podem participar os agricultores(as) familiares que plantam entre 0,6 a 05 hectares de feijão, arroz, milho, mandioca e algodão e tenham renda bruta familiar mensal (média dos últimos 12 meses), de até 1,5 (um e meio) salário mínimo.

Documento para a inscrição?

– RG e CPF, se for casado RG e CPF do cônjuge e certidão de casamento;

– DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf);

– Folha V7 do Bolsa Família.

Onde fazer a inscrição?

– Sede da BahiaTer (Praça da Feira Velha)

– Horários: 8h às 12h e 14h às 17h

– Prazo: agosto e setembro

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Voto Nulo vai para quem está ganhando?

hrbahia

Pesquisa aponta que Bolsonaro lidera todos os cenários sem Lula

hrbahia

Escola da Comunidade Quilombola de Sambaíba celebra o 13 de maio

hrbahia
Carregando....