17 julho, 2019
HR Bahia
  • Home
  • Caetité
  • Prefeitura de Caetité está realizando importante ação voltada aos animais de rua da cidade
Caetité HR BAHIA Notícias

Prefeitura de Caetité está realizando importante ação voltada aos animais de rua da cidade



A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um importante trabalho de resgate e cuidado no atendimento de animais de pequeno porte (cães e gatos) e no controle de zoonoses. Aos poucos os animais sendo recuperados e encaminhados para a adoção.

Através da Divisão de Zoonoses Urbanas (DIZOU), a secretaria de Saúde está responsável por diversas ações relacionadas ao controle dos avanços de zoonoses urbanas, dentre essas doenças destacam-se a leishmaniose e a raiva, doenças estas que podem ser fatais para os seres humanos.

A DIZOU está responsável por diversas ações relacionadas ao controle dos avanços de zoonoses urbanas, dentre essas doenças destacam-se a leishmaniose e a raiva, que podem ser fatais para os seres humanos.

“Como medida principal contra a disseminação da raiva urbana são realizadas campanhas de vacinação em todo o município, com pontos estratégicos em todos os distritos e comunidades, assim como vários postos de vacinação na sede da cidade. Outra medida que permanece sempre preparada é o recolhimento de cães e gatos suspeitos de estarem contaminados. A equipe de captura e recolhimento é treinada para a atividade e todos são imunizados através de vacinação contra raiva”, explica o médico veterinário responsável pela DIZOL, Paulo Victor.

Os animais errantes, ou seja, aqueles cães e gatos que não possuem dono, vivem pelas ruas e periferias, ou possuem dono, mas estão sempre nas ruas, representam um grande problema socioambiental. Tais indivíduos se reproduzem descontroladamente, aumentando a população, disseminado doenças e espalhando lixos sujando as ruas.

“Para controle da natalidade está sendo ajustado o programa de esterilização dos animais errantes. Após a captura, são realizados exames de triagem para excluir doenças, principalmente a leishmaniose. Os animais sadios são direcionados em primeiro lugar para adoção. Entende-se que o quanto antes estes animais forem para algum lar, melhor para o próprio animal e para o município, pois assim a população de rua e do canil é reduzida.”, destaca a secretária de Saúde, Cynthia Lopes.

Desde a retomada do programa foram doados 31 cães, entre filhotes e adultos.

O prefeito Aldo Gondim destacou a importância do trabalho realizado pela DIZOU. “Num esforço imenso da nossa administração, estamos enfrentando, com a ajuda da sociedade, essa questão séria dos animais errantes. Com esse novo canil e uma equipe competente como a do DIZOU, temos totais condições de realizar um trabalho sério e que seja referência na região”, afirmou o chefe do Executivo.

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Caculeense Marcelo “Baby Face” estará lutando por cinturão na categoria peso pesado em Aracaju-SE

hrbahia

CARRETA CAI EM CANAL PLUVIAL APÓS MOTORISTA TENTAR FAZER MANOBRA EM CONTENDAS DO SINCORÁ

hrbahia

Cachaça de Abaíra será beneficiada por acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE

hrbahia
Carregando....