Home - Notícias

Redução de casos de dengue na Bahia chegam a 91%

março 27, 2014

Apesar de o Ministério da Saúde divulgar relatório apontando Salvador como cidade com risco de epidemia de dengue, a Secretaria de Saúde do Estado diz em relatório que nos primeiros meses de 2014 o índice de casos da doença caiu em 91,89% em relação ao mesmo período de 2013; casos são registrados em Salvador (729), Feira de Santana (296), Itabuna (192), Pintadas (131), Teixeira de Freitas (75), Jequié (66), Porto Seguro (52), Ituaçu (48), Mirante (44) e Barreiras (42). Números foram apresentados na reunião do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue nesta terça-feira (25). Grupo se reuniu na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador, para compartilhar ações preventivas, prospectar novas ações e debater a situação epidemiológica da dengue. Casos são registrados em Salvador (729), Feira de Santana (296), Itabuna (192), Pintadas (131), Teixeira de Freitas (75), Jequié (66), Porto Seguro (52), Ituaçu (48), Mirante (44) e Barreiras (42). Segundo a Sesab, apenas 28 municípios (6,7%) apresentam aumento do número de casos.

Mobilização Social no interior

Além das ações do Comitê Estadual, a SESAB e a FLEM apoiam 23 (vinte e três) municípios do Estado, na implementação do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue. Em cada município, a mobilização social é organizada por Coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde e Diretorias Regionais (Dires). Eles selecionam bairros, entre os que apresentam índices elevados de infestação e casos de dengue. Em cada bairro, os Coordenadores identificam Articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades.

A metodologia é inspirada no conceito do filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, assim como do educador Paulo Freire, associado à concepção ampliada do processo saúde/doença e de seus determinantes, em uma articulação de saberes técnicos e populares, além da mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados para seu enfrentamento.

Os municípios que integram o Projeto são: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

Informações Notícias da Bahia

sobre o hr bahia

Nem sempre a solução mais cara é a perfeita, nosso objetivo é entender e fazer parte do cotidiano dos nossos Clientes, levando até eles as soluções ideais para que eles obtenham o melhor custo X benefício no marketing da sua empresa. A HR BAHIA é uma empresa 100% focada em marketing áudio visual. Nossa missão é aumentar a quantidade de oportunidades de negócio geradas através dO marketing. O resultado do marketing é um aumento significativo de visitas qualificadas, e uma maior conversão de visitantes em clientes. Nosso Cliente, Nosso maior Patrimônio!