17 julho, 2019
HR Bahia
  • Home
  • Bahia
  • Câmara de Caetité: Radialista Silvano Silva é homenageado com Moção de Parabéns
Bahia Caetité HR BAHIA Notícias

Câmara de Caetité: Radialista Silvano Silva é homenageado com Moção de Parabéns



História de prestação de serviço, companheirismo e amizade. Assim pode ser definida a trajetória de Silvano Silva, através do Programa Informativo: Um espaço de radiodifusão disponível para ouvintes há 25 anos

Na noite desta segunda-feira (11) a Câmara de Veradores de Caetité realizou mais uma Sessão Ordinária com uma pauta recheada de projetos de lei, indicações com diversas solicitações ao Prefeito Municipal, pareceres de comissões e também uma Moção de Parabéns.

A Moção de Parabéns foi destinada ao apresentador e repórter Silvano Silva, do Programa Informativo, da Rádio Educadora Santana de Caetité. O Informativo foi ao ar pela primeira vez, no dia 10 de janeiro de 1994 e em 2019 comemora seu vigésimo quinto aniversário. A moção é de autoria do Vereador Jurandi Colombo Lemos Filho (Cura), e teve apoio dos demais edis.

No uso do expediente na tribuna, os vereadores parabenizaram o radialista, que se fez presente na Plenária da Câmara e agradeceu a todos pela homenagem recebida.

O Caetfest, acompanhador, parceiro e amigo do radialista, também parabeniza esse ilustre profissional que dedica sua vida em prol de um trabalho voltado para a população.

Biografia:

Silvano Bezerra da Silva é natural de Caetité-BA. Professor graduado em Letras Vernáculas e em Matemática com especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação – Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.

Membro da Academia Caetiteense de letras. Sucessor, na cadeira dez, que tem por patrono Sadi Gumes.

Iniciou suas atividades radiofônicas no dia 10 de janeiro de 1994, como Locutor Entrevistador na Rádio Educadora Santana de Caetité, emissora vinculada à Fundação Cultural e Educacional Santana de Caetité.

Antes de começar a trabalhar em rádio, Silvano Silva participou de vários momentos de preparação. Em 1993 foram dois encontros em Caetité. Pelo bom desempenho, sobretudo no segundo encontro, foi escolhido pela Rádio Educadora, mesmo não sendo ainda funcionário da emissora, para representar a mesma num curso para jornalistas em Teresina, capital do Piauí, ministrado pela Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (ALER). Depois um momento de formação de teoria e prática na Rádio Regional de Cícero Dantas no Norte da Bahia.

O programa Informativo foi ao ar, pela primeira vez, no dia 10 de janeiro de 1994. Uma parceria com a Rádio BBC de Londres que forneceu material de apoio da Série “AIDS: A AMEAÇA DO SÉCULO”. A parceria teve continuidade com diversos temas de interesse da sociedade.

Silvano Silva fez parte da Rede de Comunicadores pela Educação do Projeto Nordeste do Ministério da Educação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o apoio do Banco Mundial participando de oficina na cidade de Salvador. Por meio do programa Informativo foram veiculadas matérias que despertavam a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Integrou ao Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade – BA (SINTERP-BA) com encontro de profissionais de Rádio e TV em Eunápolis, Sul da Bahia, ocasião em que conseguiu o registro no Ministério do Trabalho, como Radialista Profissional, recebendo a carteira da Delegacia Regional do Trabalho da Bahia – DRT-BA: 4393.

Na programação do primeiro centenário de nascimento do educador Anísio Teixeira, o programa Informativo fez parte como um espaço de um meio de comunicação onde foi entrevistado o então ministro da educação, Paulo Renato Souza, para falar da importância do caetiteense Anísio Teixeira para a educação do Brasil.

A Rádio Nederland da Alemanha, por meio da equipe da programação em português, em parceria com a Rádio Educadora, realizou um trabalho sobre a importância das cisternas de captação de água de telhado na região de Caetité. O produto final foi divulgado na emissora na Alemanha, na Rádio Aparecida em São Paulo e no programa Informativo em Caetité.

Na época em que havia dificuldade para obter informações sobre as atividades dos deputados, senadores, governadores e ministros, o programa Informativo conseguiu entrevistas diversas, por telefone, com vários agentes políticos, a exemplo do então ministro da previdência Waldeck Ornélas com participações constantes.

Diversas matérias veiculadas no programa Informativo foram enviadas para outras emissoras, a exemplo da Rádio Guadalupe de Riacho de Santana e da Rede Católica de Rádio (RCR) com mais de 100 emissoras espalhadas pelo Brasil.

Como correspondente da Rede Vida de Televisão na Diocese de Caetité pode utilizar do espaço do programa Informativo para comunicar aos ouvintes quando a matéria seria veiculada na televisão.

O programa Informativo passou a ser a fonte geradora para publicar matérias no site da Rádio Educadora no blog e twitter do apresentador.

Como professor Silvano Silva teve a satisfação de lecionar para um aluno por nome Silvano que revelou que o nome dele foi uma homenagem da mãe que quis prestar ao radialista pelo importante trabalho de jornalismo no programa Informativo da Rádio Educadora.

São 25 anos de programa Informativo. Um espaço de radiodifusão disponível para ouvintes.

Por Fábio Alves / Caetfest

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Terceirizados do Hospital Regional de Guanambi denunciam atraso nos salários

hrbahia

A verdadeira direita da Bahia.

hrbahia

MPF denuncia fraudes em licitações para desviar verbas da saúde e da educação na Bahia

hrbahia
Carregando....