18 julho, 2019
HR Bahia
  • Home
  • Caetité
  • Câmara aprova Projeto que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal, em homenagem ao “Dia da Consciência Negra”, em Caetité
Caetité Cultura HR BAHIA Notícias

Câmara aprova Projeto que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal, em homenagem ao “Dia da Consciência Negra”, em Caetité



A Câmara de Vereadores do Município de Caetité aprovou na noite desta segunda-feira (18), por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 904, de 07 de março, que Institui o dia 20 de novembro como Feriado Municipal, em homenagem ao “Dia da Consciência Negra”, no Município de Caetité. O Projeto é de autoria do Vereador Zacarias Fernandes Nogueira e terá a data incluída no calendário oficial de eventos do Município.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para ser lembrada a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Mesmo com o sofrimento que a escravidão trouxe, o negro é muito importante para a formação cultural, social e econômica do Brasil. Porém, ainda há resquícios do processo escravocrata, onde muitas vezes se nega condições de igualdades comparando a outras etnias, sendo que todos são importantes para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Elementos de conscientização que busquem conscientizar a sociedade pela igualdade e o respeito, entre outros, são importantes nesse sentido. É de suma importância lembrarmos que há um grande número de negros em nosso município, inclusive existem muitos grupos Quilombolas os quais comemoram com festa essa data que tem o objetivo de fortalecer, integrar e valorizar a cultura negra e a identidade das comunidades remanescentes quilombolas tanto em nosso município e também na região, já que em Caetité existem cerca de 25 comunidades negras, sendo 13 já certificadas pelo órgão competente, a Fundação Palmares. Por isso a importância da inclusão do feriado municipal do “Dia Nacional da Consciência Negra” se torna tão importante.

Por Fábio Alves / Caetfest / Foto: HR Bahia

Comente

comentários

Publicações Relacionadas

Campanha Natal do Amor arrecadou alimentos para famílias carentes

hrbahia

CEREST de Caetité realiza campanha Abril Verde

hrbahia

Prefeito Aldo Gondim trata de demandas para expansão de rede de energia na SEINFRA

hrbahia
Carregando....