Caetité realizou 7ª Conferência de Assistência Social

junho 12 17:43 2017 Imprimir esse Artigo

Evento debateu políticas públicas voltadas para o tema Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS.

Durante a noite da quinta-feira (08/06) e toda sexta-feira (09/06) foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Caetité. Foram realizadas discussões em 4 eixos, com diferentes temas, com foco na elaboração de políticas públicas voltadas à assistência social do município. O tema geral da conferência é Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
“Nos reunimos para, juntos, avaliarmos o SUAS e elaborarmos, a partir do nosso encontro e dos debates aqui realizados, formas de fortalecê-lo”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Rebouças.
Em Caetité, temos em funcionamento pleno, o CRAS (Urbano, Rural e equipe volante – incluindo equipe volante quilombola), CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (crianças, jovens e idosos são contemplados com oficinas de Balé; Dança Contemporânea; Teatro; Coral; Percussão; Violão e Flauta; Grafite; Desenho realista de retrato a lápis; Artes Marciais; Capoeira; Teatro; e informática), diversos Cursos de Capacitação, Programa Minha Casa Minha Vida, ampliação do Bolsa Família, benefícios eventuais, Fábrica de Costura e de Fraldas, além de muitos outros programas que contam com o trabalho sério de uma equipe comprometida.
A secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Virgínia, destacou a seriedade com a qual o Governo Participativo leva o trabalho social. “Atualmente são mais de 7 mil famílias referenciadas pelo CRAS em todo o município. Em 2008, eram apenas 169 famílias cadastradas. Isso mostra o quanto Caetité é preocupada com políticas públicas efetivas para fortalecer o desenvolvimento do nosso município. Por esse motivo, nos orgulhamos e nos motivamos diariamente a exercer um governo pelo social”, comemorou Cátia.
“Precisamos ampliar a participação do cidadão catiteense no processo de formulação das políticas públicas, para aprimorar o alcance dos programas e políticas sociais. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas ao unirmos forças, talentos, pensamentos e ações podemos sim dar nossa parcela de contribuição no sentido de traçarmos metas para a efetivação desse sistema no nosso município”, declarou o prefeito Aldo Gondim.
O evento contou com a presença de Luzmar Oliveira, representando a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia e Laura Bamberg, gestora técnica do SUAS. Estiveram presentes ainda, a vice-prefeita, Drª Jaquele Fraga, os vereadores Zacarias Nogueira, Deyvisson Andrade, Jairo Fraga, Nen de Dácio, Mário Rebouças e Moacir Santos, além dos secretários Cynthia Lopes, Italva Cunha, Iamara Junqueira e Rosival Silva e Dr. Nelson, presidente da Apae.

Comente

comentários